Quem nos inspira: Guita Charifker e Jandyra Waters


Neste mês de maio, lançamos as estampas Guita e Jandyra, para a coleção AVANTE, mulheres na arte. 

A primeira representa nossa interpretação sobre a obra de Guita Charifker (1936 - 2017), que foi uma pintora, desenhista, gravadora e escultora recifense.

Guita estudou desenho e escultura no Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna (SAMR),  ao lado do gravador Gilvan Samico e do pintor José Cláudio, entre outros artistas, sob orientação de Abelardo da Hora.

Ao longo de sua trajetória, vários foram os momentos em que trabalhou em ateliês coletivos. Seus desenhos têm forte inspiração surrealista, associando formas humanas a animais e vegetais e também exploram o erotismo.

A sua principal técnica foi a aquarela, por meio da qual pintou naturezas-mortas, com plantas, frutos ou cenas de seu quintal em Olinda, além de padrões decorativos obtidos a partir de folhagens e de objetos presentes em cena, como tapetes ou tecidos. 

guita charifkerRetrato de Guita Charifker pelo pintor Roberto Ploeg

Foram essas aquarelas, cheias de verde e de natureza exuberante, as nossas principais inspirações. A criação da estampa Guita foi um respiro em tempos tão difíceis. Como entrar em um quintal, olhar o verde, perceber a luz e a grandiosidade da natureza.

guita charifkerObra de Guita Charifker, 2002.

guita charifkerEstampa Guita, criada e desenvolvida por nossa equipe.

A segunda estampa é a nossa leitura sobre o trabalho da centenária Jandyra Waters (1921), uma pintora, escultora, gravadora e poeta paulista.

Ela é considerada uma das pioneiras do abstracionismo e da arte construtivista no Brasil. Nas várias fases de sua obra, o abstracionismo, as perspectivas tridimensionais, a geometria e o uso de cores fortes são marcantes. Em sua trajetória, Jandyra explora formas, linhas, superfícies, experimentando em seus elementos combinações de cores com potência, estimulando a percepção do espectador.  

jandyra watersJandyra Waters por Fernando Moraes

Para criar a estampa, desenhamos formas geométricas (que amamos, como vocês sabem) com pincéis digitais, e testamos várias combinações de cores, sem medo nenhum, uma vez que Jandyra sempre usou paletas ousadas. 

jandyra watersEstampa Jandyra, criada e desenvolvida por nossa equipe.

Os resultados dessas referências e inspirações vocês conseguem ver aqui no nosso site e instagram.
Todo o processo pra gente (desde de conceber o tema, passando pela pesquisa e criação) é muito prazeroso e feito com carinho e cuidado, espero que gostem!

 


Deixe um comentário