Arpilleras de Violeta Parra

A segunda estampa da coleção "Violeta Parra - linhas e cores" em homenagem à artista chilena Violeta Parra, acabou de chegar! 

Como multiartista, Violeta também trabalhava com bordados. Na verdade, com arpilleras, uma técnica têxtil antiga e popular criada por bordadeiras de Isla Negra, no litoral do Chile.

arpillera violeta parra

As arpilleras são feitas com retalhos e sobras de tecidos bordados. Representavam uma importante fonte de sobrevivência para as mulheres e, com o tempo, se tornaram também meio de expressão. A técnica tornou-se popular no Chile durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, como forma de protesto e resistência política.

arpillera violeta parra

As arpilleras muitas vezes retratam cenas da vida cotidiana, como comunidades rurais, atividades agrícolas e familiares, e também cenas de repressão, tortura e desaparecimentos. 

 violeta parra

Em abril de 1964, Violeta expôs suas arpilleras, óleos e esculturas no Museu de Artes Decorativas, Pavilhão Marsan del Palacio, do Louvre. Foi a primeira exposição individual de uma artista hispanoamericana nesse museu.


Deixe um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


TEM MAIS CONTEÚDO LEGAL POR AQUI

Ver todo